A nossa História

A União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim foi criada em 2012, ao abrigo da Lei nº 22/2012 de 30 de maio, e nasceu da agregação das freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

Esta, que é a mais jovem freguesia do Concelho de Loulé, localiza-se entre o Barrocal e a Serra, na zona central do Concelho e é caracterizada pela tipicidade das suas aldeias, pelas suas belezas naturais, pelas tradições e pelas potencialidades de um turismo de interior ligado à natureza, à gastronomia, ao desporto e à cultura popular.

A economia local, que antes se apoiava no sector agrícola com predominância nos frutos secos e produtos hortícolas, disfruta agora de um novo panorama, com os projetos em curso para a criação de empreendimentos ligados ao turismo, nomeadamente o Vale do Freixo e a Quinta da Ombria. A Quinta do Freixo, em Benafim, constitui atualmente o mais importante polo de desenvolvimento turístico da freguesia. Trata-se de uma unidade de agroturismo que possui, para além de alojamento, restauração, produção alimentar de produtos biológicos, percursos pedestres, entre outros.

É na aldeia de Querença que se destila um dos mais afamados medronhos e se produz o mais apreciado chouriço, para além de outras tipicidades. Aqui encontramos uma gastronomia típica que os restaurantes locais conservam o mais genuinamente possível. São pratos típicos de Querença, entre outros, a Galinha Cerejada, o Galo de Cabidela e o Xerém (as papas do milho, tradicional do Algarve).

As Paisagens Protegidas Locais da Fonte da Benémola e da Rocha da Pena são verdadeiros ex-líbris do seu património natural. A Rocha da Pena, uma cornija escarpada de calcários duros, constitui um magnífico monumento ambiental de grande beleza natural, tanto do ponto de vista geológico como da biodiversidade. Local de eleição para a prática de desportos como o BTT, escalada ou trail running, é na Rocha da Pena que se realiza o UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena. Já a Fonte da Benémola, cujo património está ligado à água, alberga biótopos de grande interesse, tanto do ponto de vista geológico e paisagístico, como em termos da fauna e flora. Existem mais de 300 espécies diferentes de plantas nesta Paisagem Protegida Local e mais de 100 espécies de aves que fazem os seus ninhos nas encostas do vale e nas margens da ribeira.

A Tôr tem uma enorme riqueza subterrânea, pois encontra-se situada sobre um dos maiores aquíferos da Europa e é um dos principais abastecedores de água à cidade de Loulé.

No domínio do património cultural, são aspetos dignos de destaque e bem característicos da freguesia, os moinhos de vento, os lagares, as noras, as eiras, os açudes, as minas de cal e de gesso. As Grutas da Salustreira junto à Fonte da Benémola e a Ponte Romana da Tôr, que é considerada como monumento concelhio de elevado valor histórico, são locais de visita obrigatória para os turistas que querem descobrir o interior.

Das festividades realizadas anualmente nesta União de Freguesias destaca-se a tradicional Festa em Honra de Nossa Senhora da Glória, em Benafim; a Festa das Chouriças, em Honra de S. Luís, em Querença; e a Festa de Santa Rita, na Tôr.

A nossa Equipa

2021- 2017

Orgãos Autárquicos mandato de 2017 – 2021

EXECUTIVO:

MARGARIDA CORREIA

MARGARIDA CORREIA

Presidente

Coligação Todos pelo Nosso Concelho

(PPD/PSD.CDS-PP.MPT)

Pode contactar a Presidente da União de Freguesias por correio electrónico presidente@uf-qtb.pt, ou directamente no seu horário de atendimento:

Querença
Quintas-feira das 09:00 às 16:00
Tôr
Quartas-feira das 09:00 às 16:00
Benafim
Segundas-feira das 09:00 às 16:00
JOSÉ FAISCA
Secretário
Coligação Todos pelo Nosso Concelho
(PPD/PSD.CDS-PP.MPT)
MANUEL GASPAR
Tesoureiro
Coligação Todos pelo Nosso Concelho
(PPD/PSD.CDS-PP.MPT)

ASSEMBLEIA

Rui Miguel Palma Ramos (Presidente)
Ângela Maria Faísca Silva (1ª Secretária)
Carlos Alberto Viegas Grade (2º Secretário)
Valéria Guerreiro Lajinha (PPD/PSD.CDS-PP.MPT)
Délio Carlos Cavaco Santos (PPD/PSD.CDS-PP.MPT)
Carlos Jorge Fernandes Faísca (PS)
Sérgio Manuel Rodrigues Narciso (PS)
Sandra Maria Guerreiro Martins (PS)
Vasco Alexandre Lourenço Mendes (PS)

APOIO ADMINISTRATIVO:

Querença
 

Hortense Inácio
Cidália Ramos

Tôr
 

Cristel Silva
Paula Santos

Benafim
 

Maria do Carmo Palma
Ana Cruz

Transporte de
Doentes

Fernando Viegas
Paula Catarino

Onde estamos

A União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim mantém as suas estruturas de proximidades onde os cidadãos podem recorrer para a prestação e execução de todas as informações, serviços e competências.
Pode também contactar-nos pelos endereços: info@uf-qtb.pt ou  uniaofreguesiasqtb@gmail.com ou pelo formulário de contacto.
Os polos estão abertos de segunda a sexta-feira das 09:00h às 16:00h, sem interrupção durante a hora de almoço.

Sede Benafim

Rua 25 de abril, n.º 106.

8100-352 Benafim

(+351) 289 472 402

benafim@uf-qtb.pt

Pólo de Querença

Largo da Igreja da Nossa Sra. da Assunção

8100-127 Querença

(+351) 289 422 337

querenca@uf-qtb.pt

Pólo da Tôr

Rua do Rossio, n.º 1.

8100-381 Tôr

(+351) 289 414 908

tor@uf-qtb.pt